segunda-feira, 25 de maio de 2009

25 DE MAIO, DIA DA ÁFRICA





QUE COISA BOA!!!

Hoje aqui em Angola e feriado...


Diplomata da UA reconhece esforços de Angola na unidade de África
Cairo (Do enviado especial) - O embaixador da União Africana junto da Liga Árabe, Muftah Zawam (líbio de nacionalidade) disse, hoje na cidade do Cairo, que Angola tem vindo a desempenhar um grande papel na unificação dos países africanos e na luta pela estabilidade socioeconómica e política do continente.
Muftah Zawam, que falava aos jornalistas da Angop e Jornal de Angola, na cidade de Cairo, no âmbito do 25 de Maio, Dia de África, destacou o mérito de Angola no tocante a sua presença constante nas reuniões e conferências internacionais ao nível do continente africano.

"Angola tem sido um país forte e importante quanto a sua presença nos vários fóruns da União Africana bem como a sua participação activa na discussão dos problemas que visam garantir maior unidade, desenvolvimento e estabilidade socioeconómica na região ", enalteceu, o diplomata.

Destacou também a representação diplomática de Angola acreditada na República Árabe do Egipto pelo relacionamento e a participação de seus representantes nos fóruns que a UA e a Liga Árabe realizam na cidade do Cairo.


Para tal, defendeu que a África deve por si só lutar para o seu desenvolvimento e estabilidade social e política bem como económica, reforçando a cooperação bilateral entre os países, governos e povos.

" Podemos tirar a imagem que prevalece no mundo que a África é pobre e nela existem muitas doenças como endémicas se continuarmos a realizar, sempre que possível, encontros na região onde possamos definir políticas sérias e aplicáveis aos nossos países”, defendeu.



Muftah Zawam avançou ainda que a África tem muitos recursos e riquezas que podem ser muito bem aproveitadas ao nível interno ao invés de se olhar sempre para o exterior de África. E estas riquezas podem dar em desenvolvimento se houver uma utilização racional, permitindo que elas sejam beneficiadas entre os países africanos da UA e os da Liga Árabe.


No entanto, o diplomata considerou que esta séria uma das importantes soluções que devem merecer atenção dos chefes dos estados e governos para que a própria África venha assumir o seu verdadeiro papel.



Apontou ainda, como facto de importância, a participação de grupos culturais dos países como Angola, Ghana e Sudão que, ao lado dos egípcios vão animar a festa de mais um aniversário do 25 de Maio, Dia da África.


" Esta participação vai poder dar outro impulso nas relações e no conhecimento da nossa cultura nesta Zona Árabe, o que de certo modo serve para que possamos conhecer as culturas e riquezas e identidades dos nossos valores culturais.

Nenhum comentário: