segunda-feira, 18 de maio de 2009

CIDADE DE LUANDA VISTA DE SATÉLITE.



Luanda é sede das principais empresas do país dentre elas: Angola Telecom, Unitel, Endiama, Sonangol, Linhas Aéreas de Angola e Odebrecht Angola, dentre outras.
A indústria transformadora (principal actividade de Luanda) inclui a parte de alimentos processados, bebidas, têxteis, cimento e outros materiais de construção, produtos plásticos, metais, cigarros, e sapatos. O petróleo (encontrado nas proximidades off-shore dos depósitos), é refinado na cidade, apesar desse mecanismo, foram várias as vezes que este sofreu danos durante a guerra civil angolana (1975 - 2002). Luanda possui um excelente porto natural, as suas principais exportações são o café, algodão, açúcar, diamantes, ferro e sal. A cidade também possui uma próspera indústria da construção civil, um efeito económico bom para o país, que experimentou, desde 2002, um retornou à estabilidade política com o fim da guerra civil. O crescimento económico é amplamente apoiado pela extração de petróleo. A cidade é a mais desenvolvida de Angola e o único grande centro económico do país. Vale a pena mencionar, no entanto, as favelas chamadas de musseques, que esticam Luanda milhas para além da antiga cidade, como resultado de várias décadas, da longa guerra civil, e devido ao aumento da nas desigualdades sociais, que se deveram a migração de uma grande escala de refugiados da guerra civil generalizada e a corrupção política.

Monumento a Agostinho Neto
Em 2007 foi inaugurado em Luanda o primeiro centro comercial de Angola, o Belas Shopping, totalmente climatizado, oito salas de cinema e praça de alimentação, área de lazer e uma centena de lojas.

Nenhum comentário: